Histórico

O Centro Educacional Monteiro Lobato foi criado em janeiro de 1997, na Rua Dimas Moreira de Sá nº 2727, no Bairro Custódio Pereira; na cidade de Uberlândia - MG. Inicialmente, a escola era bem pequena e tinha apenas a Educação Infantil. No decorrer dos anos de 1998 e 1999, a comunidade demonstrou ter confiança e respeito pelo trabalho desenvolvido, e certa necessidade de que houvesse uma ampliação. Assim, durante o ano 2000, foi construída a sede própria, à Rua Dimas Moreira de Sá, 2265, no mesmo bairro buscando respeitar todas as normas exigidas na Educação Infantil. Desde a sua criação, a escola está totalmente de acordo com as questões legais.

Em 2003 a Escola passou por novas ampliações a fim de implantar o Ensino Fundamental de 1ª à 4ª Série a partir de 2004.

Hoje, o Centro Educacional Monteiro Lobato possui uma área de 1900 m². Em 2012 foi executado uma ampliação de 800 m². A extensão de série, a partir do ano 2008, passou a ter o Ensino Fundamental com duração de nove anos (do 1º ao 9º ano – antes denominados: “Pré à 8ª Série“ ). Esta extensão poderá ser de forma gradativa ou não. Para isso, foram tomadas as devidas providências junto aos órgãos competentes.

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Proposta Política Pedagógica

A criança é um ser social que nasce com capacidades afetivas, emocionais e cognitivas. Ela tem desejo de estar próxima às pessoas e é capaz de interagir e aprender com elas de forma que possa compreender e influenciar seu ambiente. Ampliando suas relações sociais, interações e formas de comunicação, as crianças sentem-se cada vez mais seguras para se expressar, podendo aprender, nas trocas sociais, com diferentes crianças e adultos cujas percepções e compreensões da realidade também são diversas.

A criança, sendo sujeito social e histórico, como todo ser humano, faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca. A criança tem na família, biológica ou não, um ponto de referência fundamental, apesar da multiplicidade de interações sociais que estabelece com outras instituições sociais.

Segundo o estatuto da criança e do adolescente, “A criança e o adolescente tem direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”. Para se desenvolver, portanto, a criança precisa aprender com os outros, por meio de vínculos que estabelece. Se as aprendizagens acontecem na interação com as outras pessoas, sejam elas adultas ou crianças, elas também dependem dos recursos de cada criança. Dentre os recursos que as crianças utilizam, destaca-se a imitação, o faz de conta, a oposição, a linguagem e a apropriação da imagem corporal.

O fato de a criança, desde muito cedo, poder comunicar-se por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Amadurecem algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais. Assim, cuidar da criança e do adolescente é, sobretudo dar atenção a ela como pessoa que está em contínuo crescimento e desenvolvimento, compreendendo sua singularidade. Aos poucos ela se tornará mais independente e mais autônoma, tornando-se um cidadão mais crítico, participativo e que acima de tudo respeite os outros.

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Objetivos gerais

A escola irá ter a educação como forma de auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes, saudáveis e com espírito de cidadania.

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Objetivos específicos

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 5 (cinco) anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

O Ensino Fundamental obrigatório, com duração mínima de 09 (nove) anos, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos, o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimento e habilidades e a formação de atitudes e valores; o fortalecimento de vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

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Área de atuação

A conclusão da Educação Infantil ocorrerá ao final de 4 anos, assim divididos:

. Mini-Maternal: crianças com 2 anos de idade
. Maternal: crianças com 3 anos de idade
. 1º Período: crianças com 4 anos de idade
. 2º Período: crianças com 5 anos de idade

A conclusão do Ensino Fundamental - 1º ao 9º Ano ocorrerá ao final de nove anos, assim divididos:

. 1º Ano ( = antigo “Pré”): crianças com 6 anos de idade
. 2º Ano ( = 1ª Série ): crianças com 7 anos de idade
. 3º Ano ( = 2ª Série ): crianças com 8 anos de idade
. 4º Ano ( = 3ª Série ): crianças com 9 anos de idade
. 5º Ano ( = 4ª Série ): crianças com 10 anos de idade
. 6º Ano ( = 5ª Série ): crianças com 11 anos de idade
. 7º Ano ( = 6ª Série ): crianças com 12 anos de idade
. 8º Ano ( = 7ª Série ): crianças com 13 anos de idade
. 9º Ano ( = 8ª Série ): crianças com 14 anos de idade

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Horário de Funcionamento

- Educação Infantil:
Mini-Maternal ao 2º Período: 13:00 h. às 17:00 h.

- Ensino Fundamental:
1º Ano ao 5º Ano: 13:00 h. às 17:30 h.
6º Ano ao 9º Ano: 07:00 h. às 11:30 h.

- Observações: a escola, no período da...
Manhã, abre às 06:50 h. e fecha às 11:45 h.
Tarde, abre às 12:45 h. e fecha às 17:45 h. (período máximo de tolerância).

- A freqüência na Educação Infantil, não tem caráter promocional, como acontece no Ensino Fundamental.


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Segurança

Nosso aluno só será entregue, no final da aula, às pessoas devidamente autorizadas pelos pais ou responsável, que deverá telefonar avisando, bem antes do horário da entrega, caso outra pessoa vá buscar.

Durante toda a sua permanência na escola, a criança estará acompanhada por algum profissional que se responsabilizará e zelará por sua segurança. Porém, em caso de acidente, a escola entrará em contato com os pais. Dependendo da gravidade, após este contato, ela será encaminhada ao hospital mais próximo.

Toda criança da escola possui “Seguro Escolar”.

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Adaptação da criança

“Em ambientes em que o estudo tem valor, a cultura é privilegiada, os pais valorizam o aprendizado, é raro a criança não querer estudar. A escola é essencial para a vida, assim, não pode estar sujeita a caprichos infantis; educação é qualidade de vida e saúde social.

A criança que é desacostumada a passar por novas experiências e a ouvir “não” torna-se voluntariosa, impulsiva, instável imediatista, intolerante. Prejudica os outros e a si própria. Sua personalidade fica tão frágil que não suporta ser contrariada. Daí insistir, teimar, fazer birras e chantagens emocionais para conseguir o que quer. Torna-se infeliz, pois nunca fica satisfeita; não desenvolve a capacidade de se controlar, pois não consegue dizer “não” a si mesma. (...) Filhos são navios... Pais são estaleiros... Nos estaleiros os navios são construídos. O lugar mais seguro para os navios é o porto, mas eles não foram construídos para ficar ancorados no porto e sim para singrar os mares...

Os pais podem achar que o lugar mais seguro para os filhos é junto deles, mas os filhos não nasceram para isso e sim para singrar os mares da vida...”

(Içami Tiba)


Até os 3 anos de idade é normal e comum que as crianças não queiram ir à escola. Para elas, ficar em casa é mais seguro que ir à escola desconhecida, cheia de estranhos que não realizarão todas as suas vontades. Os adultos sabem que ir à escola é importante e bom para a criança, mas é preciso que ela perceba isso: qualquer sinal de insegurança ou ansiedade dos pais é logo percebido pela criança, que entenderá que a escola não é um local seguro para ela.

Se os pais cedem à vontade dela de não ir à escola, mais as impressões negativas são cultivadas por ela e sua adaptação torna-se ainda mais comprometida. O mais indicado é que os pais sejam pacientes, demonstrando tranquilidade e firmeza durante o período de adaptação, que pode durar até cerca de um mês, dependendo da “criação” da criança e do grau de insegurança e dependência já passado a ela. Caso a dificuldade persista, torna-se necessária uma avaliação e um trabalho junto à família, à escola e à criança (para verificar quem está alimentando este problema), principalmente se a criança tiver 3 anos de idade ou mais.

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Dicas para os pais ou responsáveis

- Jamais minta para a criança: avise que vai embora e que no final da aula virá buscá-la;

- Deixe-a mesmo chorando, caso ela não pare, a escola ligará e pedirá para buscá-la;

- Seja pontual ao buscá-la, principalmente até que ela se adapte à escola;

- Não corte seus costumes de uma só vez (mamadeira, bico, ursinho, cheirinho, etc.)

- Converse com a criança sobre as vantagens dela frequentar a escola.


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